Doces

Doce de abobora de corte

Abóbora

Começamos falando que abóbora é uma fruta e isso pode falar muito sobre ela. Fruto da aboboreira, ela é conhecida como moranga, no sul, e jerimum, no Norte e Nordeste. É originaria de Guiné, chegando no século XVI com os portugueses. A espécie mais conhecida é a Cucurbita maxima, que vemos muito em filmes de halloween e no preparo de deliciosas iguarias, como o doce de abóbora, camarão na moranga, pães, bolos, refogados e muitos outros pratos quentes. Suas sementes, torradas, também servem como aperitivo e são ricas em ferro.

Geralmente, podem levar de 110 a 120 dias e as morangas, de 130 a 150 dias. É claro que isso depende dos fatores climáticos e da quantidade de água recebida.

Receita

O doce de abóbora é muito gostoso. Ele pode ser comprado em banquinhas, próximas de escolas, em formato de coração ou ser feito com muito amor e carinho numa panela de ferro, no fogão a lenha.

Ingredientes

  • 1 Kg de abóbora madura, sem casca e cortada em cubos médios;
  • 600 ml de água (algo próximo de 3 xícaras);
  • cravo-da-índia (o quanto seu paladar gostar);
  • canela em pau (o quanto seu coração achar que fica bom);
  • suco de meio limão;
  • 1 Kg de açúcar refinado

Como fazer:

Coloque a abóbora numa panela e cozinhe com a água, o cravo, a canela e o suco de limão por 40 minutos, ou até sentir que ela está bem mole. Descarte as especiarias (cravo e canela). Bata a abóbora no liquidificador e devolva para a panela. Junte o açúcar e leve novamente ao fogo. Deixe cozinhar, mexendo sempre, até que o doce desgrude do fundo da panela. Coloque o doce em uma forma untada e, depois que esfriar bem, corte em quadradinhos ou com a ajuda de uma forminha para bolacha em formato de coração (Ou deixa um pedação e vai comendo de colher).