Doces

Doce de leite caseiro

Fazenda Leiteira

O leite tem todo um caminho até chegar dentro de uma caixinha na sua mesa.

História

O consumo humano do leite de origem animal começou a crescer rapidamente após o surgimento da agricultura e com este a domesticação do gado durante o chamado “ótimo climático“. Este processo se deu em especial no Oriente Médio, impulsionando a Revolução Neolítica. A evidência direta mais antiga do consumo de leite é do período neolítico, cerca de 6.000 atrás. O primeiro animal domesticado foi a vaca, e em seguida a cabra, aproximadamente na mesma época; finalmente a ovelha, entre 9000 e 8000 a.C.

O leite é rico em nutrientes, sendo responsável por oferecer diversos benefícios aos seres humanos como, por exemplo, o cálcio, que favorece e fortalece o desenvolvimento dos ossos em todas as fases da vida, desde a infância até a terceira idade. Além de conter leite na preparação de diversos alimentos ou doces.

Atualmente, o leite que mais se utiliza na produção de laticínios é o de vaca (devido às propriedades que possui, às quantidades que se obtém, agradável sabor, fácil digestão, assim como a grande quantidade de derivados obtidos). Contudo, não é o único que se consome. Também são consumidos os leites de cabra, asna, égua, camela, entre outras. O consumo de determinados tipos de leite depende da região e o tipo de animais disponíveis. O leite de cabra é ideal para fazer doce de leite e nas regiões árticas se usa o leite de baleia. O leite de asna e de égua são os que contêm menos gordura, enquanto o de foca contém 50% a mais.

Existem duas técnicas básicas para ordenhar, a manual e a mecânica. Na técnica manual, temos toda uma higienização prévia, para evitar contaminar a vaca. O ordenhador deve alternar as tetas de forma que não machuque a vaquinha e que possa ter eficiência na extração do leite. No modo mecânico, é utilizada uma bomba de sucção que simula a ordenha manual. A diferença está no tempo para extração e sem risco de causar danos ao tecido mamário.

Receita

Doce de Leite caseiro é fácil de fazer e tem aquele gostinho único que não achamos no mercado.

Ingredientes

– 2 litros de leite;
– 4 xícaras de açúcar (750 g)

Como fazer:

Coloque os ingredientes em uma panela de grande diâmetro e profundidade (Uma das maiores que você encontrar). Leve ao fogo alto e mexa por 15 minutos até ferver. Abaixe o fogo e continue mexendo por mais 45 minutos (vai fortificar o braço), até desgrudar do fundo da panela e ficar com uma coloração mais claro que o caramelo. Tire do fogo e bata na batedeira ou liquidificador até ficar morno. Espere esfriar em temperatura ambiente. Agora é só servir e lambuzar os beiços.