A tradicional feijoada é um ótimo prato para reunir a família e os amigos. Você sabe a origem desse prato maravilhoso? Dizem que a receita teria sido invenção dos escravos, que preparavam os restos dos porcos das refeições de seus senhores com feijão e água. Hoje em dia faz muito sucesso e com certeza mais gostoso.
Acompanhe o modo de preparo e, desejamos sucesso para você com essa receita.
Ingredientes:
- 400 g de carne-seca
- 300 g de costelinha de porco defumada
- 300 g de língua de porco
- 2 pés de porco
- ½ de feijão-preto
- 300 g de lombo
- 200 g de paio
- 300 g de linguiça calabresa
- ¼ de xícara (chá) de óleo
- 200 g de bacon em cubos
- 8 dentes de alho picados
- 1 cebola grande picada
- 3 folhas de louro
- Sal a gosto
Modo de preparo:
Lave bem as carnes para retirar o excesso do sal. Deixe a carne-seca, a costelinha, a língua e o pé de porco em água fria por 24 horas, trocando a água 4 vezes. Escorra.
Cozinhe o feijão em uma panela de pressão com água por 25 minutos, após começar a chiar. Retire a pressão e reserve.
Coloque as carnes reservadas em uma panela, cubra com água e cozinhe em fogo médio por 30 minutos. Escorra e corte em pedaços pequenos. Em outra panela, coloque o lombo, cubra com água e leve ao fogo médio por 15 minutos. Junte o paio, a calabresa e cozinhe por 20 minutos. Escorra e reserve
Em fogo médio, aqueça o óleo e doure o bacon. Adicione o alho, a cebola e frite. Acrescente o feijão reservado, todas as carnes cozidas, o louro e cozinhe por 25 minutos. Tempere com sal.
Retire alguns grãos de feijão, amasse e volte à panela para engrossar. Se desejar, sirva com couve refogada com bacon, torresmo e arroz.
Gostou da receita? Então compartilhe com seus amigos e familiares. Agradecemos desde já!
foto- Dâmaris Oliveira