Dicas

Verdura e Legumes, Qual a diferença?

Será que o nome muda muita coisa? Ou tem uma diferença bem grande nessa história?

Primeiro temos que saber o que é verdura e o que é legume.

Verdura

Verdura é o termo genérico usado para designar hortaliças ou plantas folhosas como coentro, alface, repolho, couve, entre outras. As verduras são tipos de plantas em forma de folhas e flores que são comestíveis. Normalmente, as partes comestíveis das verduras são as flores, botões, folhas ou hastes. Elas também costumam ser chamadas de hortaliças, pois normalmente são plantas cultivadas em hortas.

Legumes

Os legumes são vegetais que podem ter seus frutos desenvolvidos na parte exterior da terra, ou abaixo da terra, com apenas uma parte da planta exposta, como suas folhas. Feijão, arroz, pimentão, abobrinha, batata, cenoura, cebola, milho e trigo são exemplos de legumes. Eles podem ser distribuídos em quatro categorias: Leguminosas, cereais, oleaginosas e frutas. As partes comestíveis dos legumes são os frutos, as sementes ou as raízes, sendo que podem ser consumidas de diversas formas: cruas, cozidas, fritas, no vapor, entre outras maneiras.

Receita

Refogado de Legumes (e verduras)

Ingredientes

-1 Cenoura grande;
-2 Batatas médias (se ficar na dúvida, é do tamanho da mão fechada);
-1 cabeça de brócolis;
-1 maço de espinafre;
-2 dentes de alhos;
-1/2 cebola (Se quiser, coloque 1 cebola média inteira);
-Pimenta calabresa e sal a gosto.

Como fazer:

Corte a cenoura, as batatas e a cebola, tudo em cubos generosos ou em tiras. Coloque em uma panela com bastante água, sal, 1 dente de alho e deixe ferver. Quando a água começar a ferver, coloque as folhas de espinafre e tire tudo depois de 5 minutos. Escorra os legumes e separe a água do cozimento. Na mesma panela, pique o dente alho (o que ficou separado) e refogue até dourar. Coloque a cenoura e a batata na panela, com uma colherinha de pimenta calabresa, refogue até dourar um dos lados da batata e da cenoura. Pique o outro alho e coloque junto com a cebola, o brócolis e o espinafre, coloque 200 ml da água que foi separado, misture tudo e deixe secar a água. Sirva com arroz (DICA: Utilize o que sobrar da água do cozimento dos legumes para preparar um arroz saboroso)